“O professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca”. Paulo Freire. Ser professor é um constante desafio, organizar a cada dia uma aula capaz de transformar os velhos padrões de cada aluno em novos hábitos, incentivar a leitura, a interação, a conexão com o ambiente virtual, estar presente nas aulas... Ter a oportunidade de ser professor e acompanhar o desenvolvimento íntimo e pessoal de cada aluno é uma experiência bem engrandecedora.
A relação entre professor e aluno depende do clima estabelecido pelo professor, da relação empática com seus alunos, de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir o nível de compreensão dos alunos e da criação das pontes entre o seu conhecimento e o deles.
O professor educador deve promover mudanças que cria raízes através da troca de conhecimento entre seus alunos, deve buscar educar para as mudanças, para a autonomia, para a liberdade possível numa abordagem global, trabalhando o lado positivo dos alunos e para a formação de um cidadão consciente de seus deveres e de suas responsabilidades sociais.
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090625102830AAIlBs4
2 comentários:
"O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme,
Cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudí-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.
O professor baixa a voz,
Com medo de acordá-lo."
Carlos Drummond de Andrade
Ari, parabéns pelo dia dos professores.Obrigado pela dedicação, paciência e companheirismo. Cumprimento a todos os professores da Uniderp.
Postar um comentário